domingo, 27 de março de 2011

É PRESCISO SABER GRAMÁTICA PARA FALAR E ESCREVER BEM

       É difícil encontrar alguém que não concorde com a declaração acima. ela vive na ponta da língua da grande maioria dos professores de português e está formulada em muitos compêndios gramaticais, como a já citada GRAMÁTICA de cipro e infante, cujas primeiríssimas palavras são: " a gramática é instrumento fundamental para o domínio do patrão culto da língua."
      É muito comum, também, os pais de alunos cobrarem dos professores o ensino dos "pontos" de gramática tais como eles próprios os aprenderam em seu tempo de escola. E não faltam casosde pais que protestam veemetemente contra professores e escolas que, tentando adotar uma práticade ensino da língua menos conservadora, não seguiam rigorosamente "o que está nas gramáticas". Conheço gente que tirou seus filhos de uma escola porque o livro didático ali adotado não ensinava coisas 'indispensáveis" como "antônimos", "coletivos" e "análise"sintatica"...
     Por que aquela declaraçaõ é um mito? porque, como nos diz Mário perine em  SOFRENDO A GRAMÁTICA (P.50) "nao existe um grão de evidência em favor disso; toda a evidência disponível é  em contrário". Afinal, se fosse assim, todos os gramáticos seriam grandes escritores (o que está longe de ser verdade), e os homens escritores seriam especialistas em gramática.





Trecho do  livro: PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO É, COMO SE FAZ escrito por: MARCOS BAGNO,tradutor e escritor e línguistica, edição: loyola São Paulo, brasil, 1999

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