terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR

A formação do professor abrange,pois,duas dimensões:a formação teórico-cientista, incluindo a formção acadêmica específica nas disciplinas em que o docente vai especializar-se e a formação pedagógica, que envolve os conhecimentos da Filosofia,Sociologia,História da educação e da própia pedagogia que contribuem para o esclarecimento do fenômeno educativo no contexto histórico-Social; a formação técnico-prática visando a preparação profissional específica para a docência, incluindo a Didática as metodologias específicas das matérias, a Psicologia da educação, a pesquisa educacional e outras.
A organização dos conteúdos da formação do professor em aspctos téoricos e práticos de modo algum significa considera-los isoladamente. São aspctos que devem ser articulados. As disciplinas Teórico-científicas são necessariamente referidas a prática escolar, de modo que os estudos específicos realizados no ãmbito da formação acadêmica sejam relacionados com os de formação pedagógica que tratam das finalidades da educação e dos condicionantes históricos, socias e políticos da escola. Do mesmo modo, os conteúdos das disciplinas específicas precisam ligar-se às suas exigências metodológicas. As disciplinas de formação teórico-prática. Não se reduzem ao mero domínio de técnicas e regras, mas implicam também os aspctos teóricos, ao mesmo tempo em que fornecem à teoria os problemas e desafios da prática. A formação profissional do professor implica, pois, uma contínua interpenetração entre teoria e prática, a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática orientada teoricamente. Nesse entendimento, a didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre o " o que" e o "como" do processo pedagógico escolar. Para isso recorre às contribuições das ciências auxiliares da educação e das própias metodologias específicas. É, pois, uma matéria de estudo que integra e articula conhecimentos teóricos e práticos obtidos nas disciplinas de formação acadêmica, formação pedagógica e formação técnico-prática, provendo o que é comum,básico e indispensável para o ensino de todas as demais disciplinas de conteúdo.
A formação profissional para o magistério requer, assim, uma sólida formação teórico-prática. Muitas pessoas acreditam que o desempenho satisfatório do professor na sala de aula depende de vocação natural ou somente da experiência prática, descartando-se a teoria. É verdade que muitos professores manifestam especial tendência e gosto pela profissão, assim como se sabe que mais tempo de experiência ajuda no desempenho profissional.Entretanto, o domínio das bases teórico-científicas e técnicas, e sua articulação com as exigências concretas do ensino, permitem maior segurança profissional, de modo que o docente ganhe base para pensar sua prática e aprimore sempre mais a qualidade do seu trabalho.




REFERÊRENCIA BIBLIOGRÁFICAS:
PILETE,Claudino.Didática Geral,Ática,1997
LIBÂNEO,josé Carlos. Didática,Cortês

2 comentários:

  1. Sugiro que este texto seja revisto conceitual e linguísticamente. Os conceitos estão truncados e a construção obscura. Os desvios em relação à norma cultura da língua existentes nele depõe contra a qualidade da sua formação acadêmica. Parabéns por escrever, mas antes de publicar, é necessário que seja feita uma revisão minudente. Você tem um texto com um título ótimo, mas aproveitou a ideia muito pouco. Sucesso. Não deixe de continuar pesquisando e escrevendo. Um dia você chega lá. www.thonnyhawany.blogspot.com

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  2. O referente texto apresentado, carece de organização e coersão textual.O que eu quero dizer não necessariamente é com intuito de menosprezar o autor do texto, mas uma dica construtiva para que você possa organizar melhor as ideias no seu próximo texto.

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