terça-feira, 26 de abril de 2011

EDUCAÇAO NO BRASIL

Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.
Quadro da educação nacional 
Pesquisas na área educacional apontam que um terço dos brasileiros frequentam diariamente a escola (professores e alunos). São mais de 2,5 milhões de professores e 53 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Estes números apontam um crescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nível de desenvolvimento de nosso país.
Uma outra notícia importante na área educacional diz respeito ao índice de analfabetismo. Recente pesquisa do PNAD - IBGE mostra um queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (1992 a 2002). Em 1992, o número de analfabetos correspondia a 16,4% da população. Esse índice caiu para 10,9% em 2002 e para 10% em 2008. No ano de 2009 verificou-se uma nova queda para 9,7%. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos frequentavam a escola.
Esta queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estaduais e federais tem dedicado uma atenção especial a esta área. Programas de bolsa educação tem tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) também tem favorecido este avanço educacional. Tudo isto, aliado a políticas de valorização dos professores, principalmente em regiões carentes, tem resultado nos dados positivos.
Outro dado importante é a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos. A repetência acaba tirando muitos jovens da escola, pois estes desistem. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que está valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperação. As classes de aceleração também estão dando resultados positivos neste sentido. 
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.
Outros dados da educação brasileira:
Taxa de abandono (2008): 4,8%
Taxa de reprovação (2008): 12,1%
Taxa de aprovação (2008): 83,1%
Matrículas na Educação Básica (2009): 52.580.452
Fonte: MEC/Inep
 

sábado, 23 de abril de 2011

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO


Apesar do surgimento de tantas novas tecnologias, o livro ainda permanecerá muito tempo entre nós, apesar de muitos alardearem sua futura " aposentadoria" . Ele ainda é a forma mais democrática e acessível de conhecimento, se considerarmos a populaçao mundial como um todo. E, há lugar para todos, felizmente!
o dia-homenagem foi instituído pela Unesco em 1996. Ele é celebrado em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro e da  leitura.

   É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que os indivíduos possam engajar-se na luta por um mundo melhor.


A escolha do  dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William  Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep pla, nasceram ou morreram em um dia 23 de abril.

O acesso à herança cultural através do livro possibilita o enraizamento do sujeito na comunidade, por dar-lhe suporte e coesão de ídeias. O sentido comunitário do livro  deve ser visto como prioritário, principalmente na  educação das crianças, futuros cidadãos.

Como em toda construçao, o livro é um alicerce importantíssimo a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

"O livro constitui um meio fundamental para conheçer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana . Como vetors de criação, informação e educação, permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras. Janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, livro  é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumental de intercâmbio e semente do desenvolvimento"
 


                                                                                                                           fonte: UNESCO

terça-feira, 19 de abril de 2011

18 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

  
O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernanado Henrique Cardoso, em 2002 , em homenagem ao escritor Brasileiro José Monteiro Lobato, lei n. 10.469, de 08/01/2002. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil.

  Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sitio do Pica-Pau Amarelo,  cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.


O livro  faz toda diferença na formação de uma criança.
embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criança viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.


    "UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS
             (Monteiro Lobato)                                                                      

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SOLIDARIEDADE

      Eu, como mãe e futura educadora, venho aqui presta minha solidariedade às famílias das vítimas do massacre em uma escola em realengo no estado do Rio de Janeiro nesta quinta- feira dia (07).
      Onde milhoes de brasileiros não conseguiram dormir se perguntando, onde nossos filhos estarão seguro? Esta é uma pergunta que não quer calar.

domingo, 10 de abril de 2011

TRADUÇÃO DE LATIM PARA O PORTUGUÊS : VOCABULÁRIO BÁSICO

              NA PRIMEIRA DECLINAÇÃO

AFRICA, AE - África
AGRICOLA, AE - lavrador
ALA, AE - asa
AMICA, AE -amiga,amante
AMICITIA, AE - amizade
ANCILLA, AE - escrava
AQUA, AE - água
AQUILA, AE - águia
ARENA, AE - areia
ATHENAE, ARUM - atenas
ATHLETA, AE - atleta
AURIGA, AE - motorista, cocheiro
BRASILIA, AE - brasil
BRITANNIA, AE - grã - bretanha
CASA, AE - casa de campo
CENA,AE - jantar
COENA, AE - cena
COLUBRA, AE - serpente
COLUMBA, AE - pilar, coluna
COPIA, AE - abundância
CURA, AE -  cuidado
CUSTODIA, AE - custódia, guardar
DEA, AE - deusa
DISCIPULA, AE - estudante, aluna
DIVITIA, AE - riqueza
EPISTOLA, AE - letras, carta
EQUA, AE - égua
ESCA, AE - aumento
EUROPA, AE - europa
FERA, AE - animal selvagem
FILIA,AE - filha
FORMICA, AE - formiga
FUGA, AE - vôo, fuga
GALEA, AE - capacete
GEOGRAFHIA, AE - geografia
GERMANIA, AE -Alemanha
GRATIA AE - graça
HASTA, AE - lança
HISTORIA, AE - história
INCOLA, AE - habitante
INDIA, AE - Índia
INDUSTRIA, AE - indústria
INSIDIA, AE - emboscada
INSULA, AE - ilha
JACTANTIA, AE- ostentando, vaidade
JANUA, AE - porta

sábado, 2 de abril de 2011

" AS PESSOAS SEM INSTRUÇÃO FALAM ERRADO"

      Qualquer manifestação línguística que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, "errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente,"e não é raro agente ouvir que "isso não é português."
       Um exemplo. Na visão preconceituosa dos fenômenos da língua, a trasformaçao de L em R nos encontros consonantais como CRÁUDIA, CHICRETE, PRACA, BROCO, PRANTA é tremendamente estigmatizada e às vezes é considerada até como um sinal do "atraso mental" das pessoas que falam assim. Ora , estudando cientificamente a questão, é facil descobrir  que não estamos diante de um traço de "atraso mental" dos falantes " ignorantes" do português, mas simplesmente de um  FENÔMENO FONÉTICO que contribui para a formação da própria língua portuguêsa padrão.


     PORTUGUÊS PADRÃO               ETIMOLOGIA                ORIGEM

branco                                                 blank                                germânico                                               
brando                                                 blandu                               latim
dobro                                                   duplu                                latim
cravo                                                   clavu                                 latim                                                              

         Como é facil notar, todas as palavras do português-padrão listada acima tinham, na sua origem, um L bem nítido que se transformou em R e agora? se fôssemos pensar que as pessoas que dizem CRÁUDIA, CHICRETE, e PRANTA têm algum "defeito" ou "atraso mental", sériamos forçados a admitir que toda a população da província romana da lusitânia também tinha esse mesmo problema  na época em que a língua portuguêsa estava se formando. E que o grande Luiz de Camões também sofria desse mesmo mal, já que ele escreveu INGRÊS, PUBRICAR, PRANTA, FRAUTA,FRECHA na obra que é considerada até hoje o maior monumento literário do português clássico, o poema OS LUSÍADAS. E isso,é "craro"